Cristo Redentor ganha projeções de imagens alusivas à República da Armênia

Nesta segunda-feira, o monumento do Cristo Redentor recebeu imagens que remetem à história e aos principais símbolos da República da Armênia e de seu povo. A iniciativa foi da Embaixada da República da Armênia no Brasil e do Consulado Geral-Honorário em São Paulo para homenagear os 29 anos de independência do país. A projeção também comemorou os 100 anos de amizade entre Brasil e Armênia.

A Armênia fez parte da antiga União Soviética, declarou-se independente após um referendo realizado em todo o país, em 21 de setembro de 1991, e foi aceita como membro pleno da comunidade internacional como Estado soberano, filiando-se à Organização das Nações Unidas em 1992.

A projeção no Cristo Redentor exibiu imagens que remetem à história e aos valores do povo armênio, como a Arca de Noé, o monte Ararat, o Jardim do Éden, monumentos e símbolos típicos, como flores, frutas e vinho. Imagens de igrejas, mosteiros antigos, cruzes de pedra e paisagens rurais e urbanas, como a praça da República de Yerevan, a milenar capital Armênia, também comporam a homenagem, ao som de “God Bless Armênia”, composição de Zig Vartman, em exibição da Independence Youth Orchestra and Choir, regida pelo maestro Sergey Smbatyan.

Outro evento histórico do Cristianismo, o dilúvio e a construção da Arca de Noé, também fazem parte da história armênia. O Livro do Gênesis, na Bíblia Sagrada, aponta que Noé ancorou a Arca no monte Ararat, também parte do antigo território armênio e principal símbolo do país, e que foi tomado dos armênios pela Turquia ao final da Primeira Guerra Mundial, quando mais de 1,5 milhão de armênios sofreram, pelas mãos do Império turco Otomano, o primeiro genocídio do século XX.

A ligação do povo com o Cristianismo é tão forte que a Armênia foi o primeiro país a se declarar cristão, no século III. O país foi palco da pregação de dois discípulos de Cristo, São Tadeu e São Bartolomeu. Tadeu carregava consigo uma das lanças usadas para martirizar Jesus Cristo na Cruz.

Posteriormente, São Gregório Iluminador pregou por terras armênias, foi preso a uma masmorra pelo rei e libertado depois de curá-lo de uma doença. Em retribuição, o rei decretou a adesão do reino ao Cristianismo, e São Gregório passou a pregar livremente. A lança levada pelo apóstolo Tadeu e um pedaço de madeira da Arca de Noé encontrado no monte Ararat são, hoje, duas das principais relíquias da Igreja Apostólica Armênia, guardadas no Museu de Etchmiadzin.

A projeção da homenagem aos 29 anos de Independência da Armênia foi dirigida por Jodele Larcher, diretor artístico responsável por belíssimos trabalhos na área audiovisual. Ele também foi diretor da novela Rainha da Sucata, exibida pela Rede Globo de Televisão em 1990, que consagrou a personagem Dona Armênia, vivida por uma das grandes atrizes brasileiras, Aracy Balabanian, descendente de armênios.

A projeção foi transmitida ao vivo pelo perfil oficial do Consulado Geral-Honorário da República da Armênia em São Paulo: facebook.com/consuladodaarmenia.