Cristo Redentor promove grande ação ambiental neste sábado por todo o Rio de Janeiro, o Dia da Geral

O Dia da Geral, grande ação ambiental do Santuário Cristo Redentor, conseguiu coletar 100 toneladas de resíduos recicláveis neste sábado, Dia Mundial do Meio Ambiente, em toda a cidade do Rio de Janeiro.

A data teve início pela manhã, com uma cerimônia de abertura na Praça São José, ao lado da Paróquia São José da Lagoa, com a presença do reitor do Santuário Cristo Redentor e idealizador da ação, Padre Omar, e do ator Eriberto Leão. A população pôde participar coletando resíduos recicláveis, como garrafas PET, latas de alumínio, papel, entre outros, que encontrou pelas ruas, praças, praias e lagoas e levando a um Ecoponto. Em cada Ecoponto havia uma Big Bag onde as pessoas deixaram os resíduos recicláveis.

O dia terminou com a iluminação do monumento ao Cristo Redentor na cor verde, na cerimônia de encerramento, com a presença dos parceiros (Companhia Municipal de Limpeza Urbana, subprefeituras e Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, entre outras instituições). A cerimônia de encerramento foi transmitida ao vivo pelos canais no YouTube do Cristo Redentor (youtube.com/cristoredentoroficial) e do Padre Omar (youtube.com/padreomar). O Dia da Geral seguiu as normas internacionais contra o coronavírus (covid-19) e as regras da Vigilância Sanitária.

No dia 6 de maio, o projeto de lei nº 264/2021 incluiu o Dia Municipal de Conscientização da Limpeza Urbana e Ambiental, denominado Dia da Geral, no calendário oficial da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. O Dia da Geral entrou no calendário oficial da cidade. Eis um grande presente que damos ao Cristo Redentor nesse ano comemorativo”, destacou o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

Grande engajamento de voluntários

No Dia da Geral, 400 ecolíderes inscritos estiveram a frente dos Ecopontos. Eles coordenaram a ação em cada Ecoponto e, para isso, passaram por um treinamento virtual na última semana, ministrado pela engenheira ambiental do Santuário Cristo Redentor, Thaiane Maciel.

“O Dia da Geral foi um evento que marcou a história do Rio de Janeiro, pois todos tiveram a oportunidade de entender e acompanhar de perto o trabalho dos garis, profissionais fundamentais para a sociedade. A limpeza urbana é importante para a saúde pública da cidade. A coleta de resíduos urbanos é parte do saneamento básico, imprescindível para o bem estar de todos”, explicou Thaiane.

O Dia da Geral é uma das atividades que fazem parte das comemorações do aniversário de 90 Anos do Monumento ao Cristo Redentor. O nome foi escolhido devido à expressão popular “dar uma geral”, bastante utilizada pelos brasileiros para se referir à realização de uma limpeza. O material recolhido durante esse dia foi encaminhado a 25 cooperativas de reciclagem cadastradas na Coleta Seletiva da Comlurb, de forma a promover a Economia Circular, dando o destino correto aos resíduos sólidos urbanos.

Agradecemos muito pela participação de todos!