Mistério que nos remete à grandeza de Deus

    Temos o hábito de deixar de lado aquilo que não conseguimos entender, não é verdade? Diante de situações complexas, nossa mente parece buscar caminhos para uma compreensão lógica. E se, após várias tentativas, não somos capazes de assimilar, a tendência é desprezarmos a questão. Mas, em se tratando de assuntos relacionados à fé, agir dessa maneira não nos ajuda a crescer na caminhada cristã.
    Hoje, a Igreja celebra a Santíssima Trindade: que afirma que há três pessoas divinas — Pai, Filho e Espírito Santo — num só Deus. Se a nossa razão buscar compreender essa verdade como uma questão matemática, certamente irá se frustrar! Como pode haver três pessoas em um só Deus? É algo que nossa inteligência não é capaz de abranger completamente. Por isso dizemos que é mistério. E o mistério não pode nos impedir de crer! Ao contrário: deve ser um estímulo que nos aproxime ainda mais da contemplação, cheia de admiração, ao Senhor. O mistério nos remete à grandeza de Deus, cuja natureza e as obras que realiza não seremos nunca capazes de assimilar integralmente.
    Basta-nos crer que Deus é Deus e sabe o que faz. E que, na Sua pedagogia, até mesmo quando não compreendemos algo, Ele nos fala. Nossa parte é adorá-Lo por sua grandeza e generosidade, já que, apesar de toda a glória que tem, se importa conosco:

“Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”. 

(Jo 3, 16-17)

    A Trindade revela que Deus não faz nada sozinho, que é comunidade: cada Pessoa Divina tem a Sua importância e a Sua missão específica, no plano da salvação. Ou seja, a própria natureza de Deus nos comunica que o individualismo não é proposta para a vida cristã. Precisamos uns dos outros.
    ... Quem crê vai notando que os mistérios da fé sempre nos levam à uma admiração profunda por Deus e também a aprender algo fundamental para a nossa vida...



Mais lidas