Meia Maratona do Cristo bate recorde de inscritos estrangeiros

Com patrocínio da Olympikus, a Meia Maratona do Cristo é muito desejada por brasileiros e estrangeiros. A prova que passa pelo percurso de um dos mais famosos cartões postais do mundo está com as inscrições quase esgotadas a pouco mais de dois meses da prova. Mais de 70% das 1.500 vagas já foram preenchidas para percorrer 10k ou 21k no dia 19 de outubro. Os interessados podem se inscrever pelo site meiamaratonadocristo.com.br.

A presença de estrangeiros na 5ª edição da prova tem dois marcos históricos: o total de inscritos de fora do Brasil (cerca de 10% dos participantes) e o número de países representados. Das 17 nações, as estreantes são África do Sul, Alemanha, Austrália, Chile, Finlândia, França, Noruega, Uruguai e Venezuela. Os outros países que completam a lista de participantes são Argentina, Bélgica, Colômbia, Estados Unidos, Holanda, Peru e Reino Unido.

Segundo dados da Embratur do ano passado, a cidade do Rio de Janeiro foi o destino nacional mais buscado pelos brasileiros. E entre os estrangeiros, ainda de acordo com o Ministério do Turismo, fica em segundo lugar. Quando esse recorte é para todo o estado do Rio, os dados são impressionantes: só em janeiro deste ano, 240 mil turistas internacionais passaram pelas cidades fluminenses, sendo 46% a mais do que o mesmo período de 2024.

“Sabemos que isso não é nenhuma mágica. O Rio tem os seus encantos naturais, mas isso só não basta. A gente percebe como o trabalho que vem sendo feito pela indústria do turismo, do entretenimento e do esporte, no meu caso, tem consolidado a vinda e o retorno de muitos turistas estrangeiros”, comenta Pedro Monteiro, CEO da Effect Sport.

Entre os brasileiros estão confirmados corredores de 24 estados, a maior parte dos inscritos são do Rio de Janeiro (61%), seguidos pelos estados vizinhos São Paulo (12%) e Minas (7%). Os corredores da Meia Maratona do Cristo terão direito a visitar o Santuário Cristo Redentor e a descer no Trem do Corcovado por dentro da Floresta da Tijuca após completar o percurso.

A Meia Maratona do Cristo é licenciada pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, com parte da renda revertida para as obras sociais atendidas pelo Consórcio Cristo Sustentável. A prova também vai compor o calendário comemorativo dos 94 anos do Cristo Redentor, integrando-se ao conjunto de ações do Núcleo Esporte e Fé do Santuário, que sempre promove o compromisso com o esporte.

Em parceria com o Rio Othon Palace, tradicional hotel que fica na Praia de Copacabana, a Meia Maratona do Cristo oferece um desconto para todos os participantes da prova em reservas feitas de 16 a 20/10 usando o cupom MMCOTHON. Para aproveitar essa condição especial, a reserva precisa ser feita pelo site: www.othon.com.br

“É uma grande satisfação apoiar eventos como a Meia Maratona do Cristo, que valoriza o esporte e promove o Rio de Janeiro para o Brasil e o mundo. Significa contribuir para o fortalecimento do turismo, gerar experiências únicas para atletas e visitantes, e reforçar o papel da cidade como palco de eventos que unem esporte, lazer e cultura. O Rio Othon Palace tem muito orgulho dessa parceria”, afirma Jorge Chaves, Diretor Comercial e de Operações da Rede Othon.

O cenário dos dois percursos é o Parque Nacional da Tijuca, a 2ª maior floresta urbana do mundo. Nos 21K, a largada é na Estrada da Vista Chinesa, pela portaria do Parque Nacional da Tijuca, no Horto (Jardim Botânico), passando pela Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Alto da Boa Vista, Centro de Visitantes Paineiras, e a chegada aos pés do Cristo Redentor. Já nos 10K, a largada é no Alto da Boa Vista, na entrada do Parque pela Estrada do Redentor, passando pelo Centro de Visitantes Paineiras, Alto da Boa Vista e chegada aos pés do Cristo Redentor.

A Meia Maratona do Cristo, que é uma das 50 provas selecionadas pela Olympikus para celebrar os 50 anos de dedicação da marca ao esporte nacional, conta com o Rio Othon Palace como hotel oficial. A prova tem o apoio de Água Na Caixa, Bananinha Paraibuna, BIBI Sucos, Bold, LINUS, Livealoe e Ozü Solar e as parcerias de mídia do Visit Rio e da B.drops.

Sobre a Effect Sport

A Effect Sport é uma agência full service com quatro áreas de atuação: live marketing, conteúdo/mídia, branding e sports business. Com mais de 15 anos de atuação no mercado, a empresa é referência global em marketing esportivo, com inúmeros cases de sucesso no segmento e um conceito: “nosso esporte é surpreender”.

Responsável por projetos com marcas como Nike, Red Bull, Gatorade, Stanley, Miami Dolphins, Patriots, entre outras, além de parcerias com instituições como FIFA, Team USA (Comitê Olímpico dos Estados Unidos), NBA, WSL, Conmebol, Fiba e SLS. Desde 2015, a Effect Sport é a agência oficial da NFL no Brasil, e lidera o processo de expansão da franquia no país.

Em seu portfólio de eventos próprios, a empresa é a criadora e realizadora do Rei e Rainha do Mar, Meia Maratona do Cristo, Rainha do Mar, Grangiro, Raia Rápida, e gerencia a Liga Universitária Brasil.

A Sustentabilidade faz parte da cultura Effect Sport, que insere diversas ações sociais e ambientas no seu dia a dia e em seus eventos, tais como: estrutura dedicada aos atletas PcDs, doações de inscrições e incentivo ao esporte para pessoas acima de 60 anos, neutralização de carbono através do plantio de mudas e gestão responsável de resíduos, entre outras. Reduzir o desperdício e estar sempre atento ao que pode ser reaproveitado por meio do reuso está no DNA da Effect Sport.

Sobre a Olympikus 

Olympikus é a maior marca esportiva do Brasil e, desde 1975, vem construindo uma longa relação com o esporte brasileiro, por meio de ações sólidas e duradouras. A marca acredita e investe no esporte, buscando inovação e alta performance, por meio do seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia. Hoje está presente em toda a América do Sul e em mais de 12 mil pontos de venda no Brasil.

Sobre o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor 

O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor é o primeiro santuário a céu aberto do mundo e símbolo nacional dos sentimentos cristãos do país. O Santuário possui um ambiente de governança corporativa, riscos e compliance nos controles internos de gestão de celebrações e dos programas sociais, que atendem a mais de 100 instituições sociais junto ao Consórcio Cristo Sustentável, formado pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Instituto Redemptor e O Sol – Obra Social Leste 1.

Em conjunto, o Consórcio Cristo Sustentável é um grande articulador socioambiental, viabilizador de mudanças e transformações. Por meio de ações, campanhas e projetos sociais, econômicos, ambientais e culturais, junto à rede de instituições, apoia pessoas em situação de vulnerabilidade social, alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e às Obras de Misericórdia da Igreja Católica.

Sobre o Consórcio Cristo Sustentável  

O Consórcio Cristo Sustentável é uma aliança estratégica entre três organizações que atuam de forma integrada com o objetivo de promover ações coordenadas voltadas para a sustentabilidade ambiental, social e econômica. A colaboração interinstitucional entre Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, O Sol – Obra Social Leste 1 e Instituto Redemptor viabiliza mudanças e transformações, acelerando a transição para um futuro mais sustentável, promovendo inovação, inclusão, conscientização e equilíbrio entre progresso econômico e preservação ambiental.

Sobre a Vulcabras

A Vulcabras (VULC3) é uma empresa 100% brasileira que, após 72 anos de história, marca sua presença no mercado como uma Sportech global, aliando esporte e tecnologia para alcançar a alta performance no esporte. Além de desenvolver soluções tecnológicas disruptivas, a empresa é a maior gestora de marcas de artigos esportivos do País e maior produtora de calçados esportivos do Brasil, tendo em seu portfólio as marcas Mizuno, Olympikus e Under Armour. Fundada em 1952 com sede em Jundiaí (SP), possui mais de 20 mil colaboradores divididos em cinco unidades: nas duas plantas fabris localizadas em Horizonte (CE) e Itapetinga (BA); no centro administrativo em Jundiaí (SP), no Centro de Distribuição em Extrema (MG) e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento localizado em Parobé (RS). No exterior, a Vulcabras marca presença em mais de 20 países, com atuação robusta principalmente na América Latina, onde conta com 46 lojas exclusivas no Peru e Chile. Suas marcas levam tecnologia e inovação para todo perfil de atleta, de todos os locais, de todos os bolsos, e de todas as performances. Prazer, nós somos a Vulcabras, e vivemos para o esporte.  

Foto: Mário Nardy/Januzzi Filmes