A 5ª edição da Meia Maratona do Cristo, apresentada pela Vivo com patrocínio da Olympikus, já coleciona histórias inspiradoras mesmo antes da largada, nesse domingo, 19 de outubro. Dentre os 1.500 corredores confirmados, dois cariocas revelam o que motivou cada um a percorrer o trajeto, que passa dentro da Floresta da Tijuca, tão desafiador como a subida do ponto turístico conhecido mundialmente.
Uma cidade que recebe milhares de turistas todos os anos para visitar seus pontos turísticos, especialmente o monumento ao Cristo Redentor, tem moradores da cidade que nunca foram ao Santuário. Vini Sassone, 41 anos, é uma dessas pessoas. Morador do bairro de Botafogo, que fica aos pés do Cristo Redentor e conta com uma visão praticamente panorâmica do monumento, confessa que nunca subiu o Morro do Corcovado.
“Até hoje nem eu sei o porquê ainda não fui lá em cima. Acho que por eu o ver quase todos os dias parece algo que tá ali e que posso ir quando eu quiser. E aí vai passando o tempo e já viu, né?! Quando eu vi a chamada para a corrida, parei na hora e pensei: ‘é agora e vai ser dar melhor forma, vou chegar correndo. Tudo a ver comigo e com o meu estilo de vida”, revela o nutricionista e professor de educação física que fará 21k na prova.
Apesar de estar mais acostumado a fazer distâncias menores como 5k e 10k, Vini vem se dedicando para essa prova. “Treino de subida é desafiador, por mais que eu tenha condicionamento físico, tenho feito alguns treinos mais específicos para subida. Não quero fazer feio, até porque ele vai estar lá de braços abertos na chegada”, brinca.
Já a triatleta e economista Alexandra Leontsinis, 29 anos, coleciona subidas ao Cristo Redentor seja turistando, correndo ou pedalando. Ainda assim, isso não quebra o encanto em busca de performance sem deixar de lado a contemplação deste percurso icônico. “Vou focar na minha performance, entregar o meu melhor, mas ao mesmo tempo também vou estar curtindo com os meus amigos e meus dois irmãos”, afirma a carioca que fará o Campeonato Mundial Ironman 70.3, em 9/11, em Marbella, na Espanha, e usou bastante o trajeto da subida do Corcovado no período de base da sua preparação.
Seja para o estreante ou para a veterana no percurso, o Santuário Cristo Redentor é um ponto turístico mundial que atrai e inspira, tanto que corredores de 27 países confirmaram presença na prova, quebrando um recorde de participantes estrangeiros em número e total de nações - cerca de 10% das vagas foram preenchidas por estrangeiros.
O cenário para as duas provas (10k e 21k) é o Parque Nacional da Tijuca, a 2ª maior floresta urbana do mundo. Nos 21K, a largada é na Estrada da Vista Chinesa, pela portaria do Parque Nacional da Tijuca, no Horto (Jardim Botânico), passando pela Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Alto da Boa Vista, Centro de Visitantes Paineiras e chegada aos pés do Cristo Redentor. Já nos 10K, a largada acontece no Alto da Boa Vista, na entrada do Parque pela Estrada do Redentor, passando pelo Centro de Visitantes Paineiras, Alto da Boa Vista e chegada aos pés do Cristo Redentor.
O percurso da prova une dois mundos do esporte: performance com a contemplação da beleza da Cidade Maravilhosa. É para correr com os olhos. “Com certeza, esse é um fator que atrai e inspira corredores a se desafiarem, a desfrutarem da beleza natural do Rio e a agradecer pela saúde, por poder estar se desafiando e estar se superando cada vez mais”, avalia Alexandra. E Vini Sassone complementa: “milhares de pessoas vêm para o Rio de Janeiro para conhecer e ter a oportunidade de ter essa experiência de ver a cidade do alto com aquele Cristo abençoando a cidade. Ter a chance de chegar lá fazendo esporte, num trajeto lindo, cercado de natureza e com aquela energia de uma corrida de rua não tem preço”.
A Meia Maratona do Cristo é licenciada pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, com parte da renda revertida para as obras sociais atendidas pelo Consórcio Cristo Sustentável. A prova também compõe o calendário comemorativo dos 94 anos do Cristo Redentor, integrando-se ao conjunto de ações do Núcleo Esporte e Fé do Santuário, que sempre promove o compromisso com o esporte.
O retorno de todos os atletas será pelo Trem do Corcovado, com ingresso já garantido no valor da inscrição, e os atletas serão recebidos para um pós-prova no Largo do Boticário, a apenas 350 metros da descida do Trem do Corcovado), com show de samba (El Pavuna e DJ Zedoroque) e ativações de marcas. A melhor forma de encerrar com chave de ouro o nosso fim de semana carioca, em um lugar histórico na cidade, com samba e alto astral.
A Meia Maratona do Cristo, apresentada pela Vivo, tem patrocínio da Olympikus, suplementação oficial Equaliv, e tem como parceiros de mídia a TV Globo, Visit Rio e a B.drops, hospedagem oficial Rio Othon Palace e apoio de Estrella Galicia, Centrum, Apsa, Natikos, Bananinha Paraibuna, BIBI Sucos, LINUS, Livealoe e Ozü Solar. A corrida também vai compor o calendário comemorativo dos 94 anos do Cristo Redentor.
Sobre a Effect Sport
A Effect Sport é a agência de marketing esportivo brasileira com o maior portfólio de clientes internacionais. Com 17 anos de história e atuação full service focada em quatro grandes áreas - live marketing, conteúdo/mídia, branding e sports business -, a empresa é referência no segmento tendo assinado inúmeros cases de sucesso. Seu slogan, “nosso esporte é surpreender”, é na verdade o compromisso que a agência assume em sempre exceder a expectativa de seus clientes e parceiros de negócio em todo e qualquer projeto.
A agência foi responsável por projetos taylormade com marcas como Nike, Red Bull, Gatorade, Stanley, Miami Dolphins, Patriots, entre outras, além de parcerias com instituições como FIFA, Team USA (Comitê Olímpico dos Estados Unidos), NBA, WSL, Conmebol, Fiba e SLS. Desde 2015, a Effect Sport é a agência oficial da NFL no Brasil, e lidera o processo de expansão da franquia no país.
Pioneira em criar, comercializar, comunicar e organizar eventos proprietários, a empresa é detentora das PI's do Rei e Rainha do Mar, Rainha do Mar, Meia Maratona do Cristo, Circuito Corridas Maravilhosas, Grangiro e Raia Rápida.
A Sustentabilidade faz parte da cultura Effect Sport. Nos orgulhamos do pioneirismo em implementar ações ESG em eventos esportivos no Brasil. Desde 2009, promovemos diversas iniciativas como: doação de 10% das receitas de bilheteria para projetos sociais, inscrições solidárias, upcycling, equidade de gênero, carbono neutro, doação de alimentos, limpeza das praias e oceanos, entre outros.
Sobre a Vivo e os esportes
A Vivo compreende que, em um tempo cada vez mais digital, as pessoas estão redescobrindo o valor da conexão emocional. Elas buscam relações mais próximas e atitudes humanas, privilegiando conexões reais com o essencial. A Vivo entende esse movimento e se conecta com ele de maneira única, ao patrocinar o espírito olímpico do Time Brasil, as ondas da WSL, as manobras da SLS, e as paisagens incríveis do Brasil com a WTR, entre outras modalidades e competições.
A marca ainda vai além. Em sintonia com seu posicionamento em busca de um mundo mais sustentável, vê o esporte como plataforma para a valorização de paisagens mais verdes, ondas mais limpas, cidades mais acolhedoras e sociedade mais inclusiva. O esporte é o manifesto da marca pelo bem-estar das pessoas e pelo futuro do planeta. Viva no seu tempo.
Sobre a Olympikus
Olympikus é a maior marca esportiva do Brasil e, desde 1975, vem construindo uma longa relação com o esporte brasileiro, por meio de ações sólidas e duradouras. A marca acredita e investe no esporte, buscando inovação e alta performance, por meio do seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia. Hoje está presente em toda a América do Sul e em mais de 12 mil pontos de venda no Brasil.
Sobre o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor é o primeiro santuário a céu aberto do mundo e símbolo nacional dos sentimentos cristãos do país. O Santuário possui um ambiente de governança corporativa, riscos e compliance nos controles internos de gestão de celebrações e dos programas sociais, que atendem a mais de 100 instituições sociais junto ao Consórcio Cristo Sustentável, formado pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Instituto Redemptor e O Sol – Obra Social Leste 1.
Em conjunto, o Consórcio Cristo Sustentável é um grande articulador socioambiental, viabilizador de mudanças e transformações. Por meio de ações, campanhas e projetos sociais, econômicos, ambientais e culturais, junto à rede de instituições, apoia pessoas em situação de vulnerabilidade social, alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e às Obras de Misericórdia da Igreja Católica.
Sobre o Consórcio Cristo Sustentável
O Consórcio Cristo Sustentável é uma aliança estratégica entre três organizações que atuam de forma integrada com o objetivo de promover ações coordenadas voltadas para a sustentabilidade ambiental, social e econômica. A colaboração interinstitucional entre Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, O Sol – Obra Social Leste 1 e Instituto Redemptor viabiliza mudanças e transformações, acelerando a transição para um futuro mais sustentável, promovendo inovação, inclusão, conscientização e equilíbrio entre progresso econômico e preservação ambiental.
Sobre a Vulcabras
A Vulcabras (VULC3) é uma empresa 100% brasileira que, após 72 anos de história, marca sua presença no mercado como uma Sportech global, aliando esporte e tecnologia para alcançar a alta performance no esporte. Além de desenvolver soluções tecnológicas disruptivas, a empresa é a maior gestora de marcas de artigos esportivos do País e maior produtora de calçados esportivos do Brasil, tendo em seu portfólio as marcas Mizuno, Olympikus e Under Armour. Fundada em 1952 com sede em Jundiaí (SP), possui mais de 20 mil colaboradores divididos em cinco unidades: nas duas plantas fabris localizadas em Horizonte (CE) e Itapetinga (BA); no centro administrativo em Jundiaí (SP), no Centro de Distribuição em Extrema (MG) e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento localizado em Parobé (RS). No exterior, a Vulcabras marca presença em mais de 20 países, com atuação robusta principalmente na América Latina, onde conta com 46 lojas exclusivas no Peru e Chile. Suas marcas levam tecnologia e inovação para todo perfil de atleta, de todos os locais, de todos os bolsos, e de todas as performances. Prazer, nós somos a Vulcabras, e vivemos para o esporte.
* MMC Créditos imagem de divulgação: Effect Sport 04