Santuário Cristo Redentor celebra o Dia dos Povos Indígenas

Nessa sexta-feira, 19 de abril, às 17h30, o Núcleo de Povos Originários, do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, realizou uma cerimônia em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, onde estiveram presentes lideranças indígenas. Ao final do evento, o monumento ao Cristo Redentor foi iluminado em verde em homenagem aos povos indígenas do Brasil, com seus diferentes biomas notadamente mais preservados nos territórios indígenas dentre as 305 etnias que juntas falam 274 línguas.

Coordenado pela indígena da etnia pataxó Wilza Neves Silva, o Núcleo de Povos Originários, do Santuário Cristo Redentor, tem como propósito geral salvaguardar, fortalecer e promover os biomas do país, assim como preservar as ricas expressões culturais tradicionais dos povos originários, buscando estabelecer ações integradas que resguardem tanto a diversidade ambiental quanto a riqueza cultural dessas comunidades.

Dessa forma, o Núcleo de Povos Originários desenvolve trabalhos para empoderar as comunidades indígenas diante das ameaças à sua existência, promovendo a resiliência, autonomia e sustentabilidade e garantindo a continuidade de suas práticas culturais e estilos de vida tradicionais. Além disso, o Núcleo também promove a conscientização global sobre a importância da preservação dos biomas e das culturas tradicionais, buscando a cooperação internacional para enfrentar os desafios comuns relacionados à conservação ambiental e à diversidade cultural.

“A homologação das terras indígenas é não apenas um ato de justiça, mas um imperativo para a sobrevivência de nossa cultura e de nosso planeta. Ao reconhecer nossos direitos territoriais insculpidos na Constituição Federal do Brasil, não apenas evitamos conflitos sangrentos, mas também protegemos os pulmões do mundo e os santuários da biodiversidade que são nossas terras”, destaca Wilza Neves.

“Com a preservação do meio ambiente e o fortalecimento das comunidades, é possível contribuir para a construção de um futuro sustentável, inclusivo e respeitoso com a diversidade cultural e ambiental do Brasil”, afirma o reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar.